segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Aleitamento Materno - Parte VII

Mitos:

“Leite fraco”: leite fraco não existe. O aspecto translúcido do leite no início da mamada é interpretado pelas mães como ausência de substâncias nutritivas. Essa percepção parece também estar associada ao choro frequente, que pode ser causado por desconforto, angústia de separação, cólicas, fralda suja ou molhada, dentre outras. Além disso, o bebê amamentado tem esvaziamento gástrico mais rápido do que o que toma fórmula infantil, o que ocasiona mamadas mais frequentes.

“Pouco leite”: na maioria das vezes a pouca produção de leite é causada por erro na técnica de amamentação e ou pela baixa frequência de sucção das mamas.

“Não tenho leite”: o volume e o fluxo de leite aumentam até o 15º dia pós-parto e geralmente atingem seus níveis máximos até a sexta semana.

“O peito cai”: o comprometimento estético das mamas parece decorrer de alterações próprias de gestação e de fatores genéticos. Como prevenção deve-se usar constantemente sutiã de alças largas, para uma boa sustentação dos seios.

“Cerveja preta aumenta a produção de leite”: não há evidências que alimentos específicos aumentem a produção de leite. A nutriz tem necessidade de maior reposição hídrica. A cerveja preta é uma bebida alcoólica, devendo ser evitada.